Andreas Mattheis é um piloto e chefe de equipe brasileiro. Proprietário das equipes A Mattheis e Red Bull Racing na Stock Car, ele é o atual bicampeão da GT Brasil.
A equipe AMattheis com sede na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, conta com estrutura própria e área construída de 1500m2,e mais de 40 profissionais diretos fazem parte da equipe.
No final de semana dos dias 12 e 13 de novembro, Mattheis esteve no Velopark acompanhando as duplas Xandy Negrão e Xandinho Negrão durante a penultima etapa do GT Brasil.
O automobilismo corre nas veias de Andreas, na década de 50 o pai, também piloto, participava de competições.
"Meu pai era um apaixonado por automobilismo, na época, era muito perigoso e quando ele casou com a minha mãe, ela pediu para que parasse de correr, o que levou ele a ter uma oficina em casa. Ele modificava os carros, e eu sempre estava ao lado dele acompanhando e aprendendo. Minha avó contava que a primeira palavra que eu disse foi auto, carro em alemão", lembra referindo-se a sua origem alemã.
Desinteressado por esportes que encantam o universo masculino, como o futebol, Andreas diz que quando criança, não queria brincar de bola, precisava ter rodas, vivia montando e desmontando sua bicicleta.
"Com 14 anos. Eu conversei com o meu pai e disse para ele que tinha uns amigos que já tinham carro. E que eu também queria. Meu pai disse: te dar um carro não posso, mas podemos construir um- Aí fiquei animado com a ideia. Com o projeto de um buggy comecei a empreitada. De buggy só a carcaça, era um protótipo, chassi tubular e entre eixos. Como o investimento era dele, o carro só terminou quando eu tinha 18 anos. O resultado do processo: desenvolvi um carro do nada, aprendi a serrar, montar, efetivamente, um carro de corrida."
Quando estava tudo pronto para colocar em prática o sonho de pilotagem de pai e filho, um acidente muda o destino de Andreas. Pai e filho sofrem um acidente de automóvel e o pai vem a falecer. A família tinha uma fábrica de parafusos e com a ausência do pai, Andreas muda de curso na faculdade, deixa engenharia, passa a cursar administração no turno da noite para atuar na empresa da família, durante o dia.
"Minha madrinha, também irmã de meu pai, percebe a minha tristeza e decide me dar um kart, que me acompanhou por duas temporadas."
Aos 38 anos, Andreas Mattheis inicia, finalmente, sua carreira profissional no automobilismo no Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos.
"Corri neste campeonato durante dez anos e fui quatro vezes campeão." Na metade da carreira no Marcas conseguiu montar sua própria equipe e preparar os carros. A transição para virar um dono de equipe veio naturalmente. Quando o Campeonato de Marcas parou em 1994, me senti um pouco frustrado de não ter continuado a correr, embora já estivesse com 40 anos."
Em 1995 Andreas já era chefe de equipe da Stock Car e em 98 veio a parceria com o Xandão, sucesso que dura até hoje.
"Em 2007, depois de 13 anos parado, o meu amigo Xandão, me convidou para correr no GT3. Corri e voltei a ser campeão em 2007 e 2008. Depois de tanto tempo, correr nesses automóveis incríveis foi a realização que faltava na minha carreira."
Quando questionado sobre o que melhor identifica um bom chefe de equipe, Andreas não hesita: "humildade, tem que fazer tudo, dar o exemplo. Em segundo, deixar claro o valor do foco, ter em mente que a derrota é o combustível para a vitória , muita pesquisa e o principal, a liga desses elementos é o amor, é ele que faz dar certo.
Vale lembrar que: A herança segue também no filho Rodolpho Mattheis, engenheiro e chefe da equipe Mercedes SLS AMG, estreando novo carro neste final de semana com os pilotos Sérgio Jimenez e Paulo Bonifácio.
Títulos de Andreas e Equipe1988, 90, 92, 93 - Campeão de Marcas e Pilotos - Andreas Mattheis
- 1996 - 3o Lugar - Stock Car - Djalma Fogaça
- 1997 - 3o Lugar - Stock Car - Paulo Gomes
- 1998 - 3o Lugar - Stock Car - Xandy Negrão
- 1999 - Vice Camp. - Stock Car - Xandy Negrão
- 2000 - 3o Lugar - Stock Car - Xandy Negrão
- 2003 - Campeão - Mil Milhas - X. Negrão / I. Hofman / R. Etchenique
- 2003 - 3o Lugar - Stock Car - Guto Negrão
- 2004 - Campeão - Endurance - Xandy Negrão
- 2005 - Campeão - Stock Car - Giuliano Losaco
- 2005 - Campeão - Mil Milhas - Xandy Negrão
- 2007 - Campeão - GT3 - X. Negrão / A. Mattheis
- 2008 - Campeão - Corrida do Milhão - Valdeno Brito
- 2008 - Vice Camp. - Stock Car - Marcos Gomes
- 2008 - Campeão - Stock Car - Ricardo Maurício
- 2008 - Campeão - GT3 - X. Negrão / A. Mattheis
- 2009 - Campeão - Stock Car - Cacá Bueno- - 2010 - vice-campeão - Copa das Federações de Endurance - Xandy Negrão /Xandinho Negrão e Andreas Mattheis
-
- 2011 - Campeão - Stock Car - Cacá Bueno
Karen
NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica (http://www.centraldeinteligencia.com.br)
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário