Na temporada 2011 do automobilismo nacional um nome chamou a atenção nas categorias de fórmula. Tendo disputado algumas provas do Campeonato Sul-Americano de F-3 e a totalidade do Brasileiro de F-Futuro o mineiro Guilherme Silva (CENTAURO | INFO2) conseguiu ser vencedor em ambas as competições.
Competindo desde os nove anos de idade Guilherme, hoje com 17 anos, já tem uma história vasta no automobilismo. Tendo passado por todas as categorias do kartismo o piloto venceu os mais importantes títulos do país. Além disso, nos anos de 2009 e 2010, representou o Brasil no kartismo europeu quando, pela equipe oficial da Tony-Kart (que tem Michael Schumacher como um dos sócios), disputou competições como o Campeonato Mundial, WSK, Campeonato Europeu, dentre outros.
A estreia de Silva no automobilismo de pista se deu efetivamente neste ano. Após uma pré-temporada de muito trabalho para disputar o Sul-Americano de F-3 o piloto de Belo Horizonte começou o Campeonato dando as cartas. Ele venceu as três corridas da abertura da temporada, disputadas no Velopark, no Rio Grande do Sul. Além desta prova Guilherme disputou as rodadas de Santa Cruz do Sul (duas vitórias e um segundo lugar), Campo Grande (três segundos lugares) e Rio de Janeiro (segundo lugar).
Animado com o resultado do Velopark e detentor de uma bolsa para a disputa do Brasileiro de F-Futuro, Silva encarou o desafio de disputar os dois campeonatos e, com determinação, deu início à briga pelo título da categoria criada por Felipe Massa.
Infelizmente a coincidência de calendários fez com que Guilherme tivesse de optar pela briga de um dos dois Campeonatos e, assim, a escolha foi pela F-Futuro. Em uma competição extremamente equilibrada Silva mostrou garra, talento e, principalmente, perseverança.
Após ter chegado na rodada final do Campeonato 12 pontos atrás do líder o mineiro não desistiu de seu objetivo de lutar pelo título. Muito determinado ele teve um final de semana quase perfeito e, com a segunda colocação na primeira corrida e a vitória na última prova, ficou com o título. O retrospecto da temporada da F-Futuro foram oito pódios em 12 corridas disputadas. Duas vitórias, quatro segundos lugares e dois terceiros lugares. Além disso, a volta mais rápida e recorde do Autódromo Nelson Piquet (Brasília), para a categoria, com o tempo de 2'05"126.
De volta à Europa
Como bonificação pela conquista do Campeonato Silva ganhou da organização do Racing Festival um prêmio para a disputa da temporada 2012 na Europa. Com o objetivo de se familiarizar com o sistema de trabalho na Europa, assim como o clima e condições de pista o mineiro já esteve treinando por lá.
Sob o comando de diferentes carros Guilherme já andou nos autódromo de Silverstone, Nurburgring e Spa-Francorchamps e espera, na próxima temporada, conseguir novamente estar competitivo e poder brigar pelas vitórias já em seu ano de estreia.
"Tive um ano de muito trabalho em 2011. Comecei muito bem a F-3 e queria ter disputado os dois Campeonatos, mas, infelizmente, as datas bateram de várias provas e tive de optar. Apesar da F-Futuro não ter reunido um grande número de pilotos, a disputa pela liderança foi intensa o ano inteiro e foi um título, realmente, suado. Ainda não finalizamos a minha escolha para a próxima temporada, mas, já comecei a treinar na Europa e, certamente, minha carreira terá continuidade por lá", encerrou o piloto.
Fotos: Flávio Quick - Divulgação
Assessoria de Comunicação do piloto Guilherme Silva
Quick Comunicação e Marketing
Jornalistas Responsáveis: Flávio Quick e Fabíola Cadar
Fones/Fax: 31. 3225-2236 | 31. 9955-1420 | ID Nextel: 88*2006
E-mail: quick@quickcomunicacao.com.br
NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica (http://www.centraldeinteligencia.com.br)
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br