quinta-feira, 6 de outubro de 2011

F-1: Análise técnica de Suzuka, por Luiz Razia

Um dos circuitos mais seletivos e adorados do calendário da categoria é palco da próxima corrida da temporada, neste fim de semana

A Fórmula 1 parte neste fim de semana para o circuito mais querido de todo o calendário, na opinião de pilotos, equipes, jornalistas e outros envolvidos no chamado "circo". O GP do Japão, em Suzuka, apresenta uma atmosfera única, por conta dos apaixonados fãs locais, que tomam todas as dependências do circuito uma vez por ano desde 1987.

A pista japonesa pode ser considerada, também, um celeiro de campeões: dez títulos mundiais foram sacramentados no local. Nelson Piquet (1987), Ayrton Senna (1988, 1990 e 1991), Alain Prost (1989), Damon Hill (1996), Mika Hakkinen (1998 e 1999) e Michael Schumacher (2000) saíram de Suzuka coroados.

O Brasil também tem uma relação bastante próxima com o Japão. Por ter conquistado seus três títulos no país, Ayrton Senna é cultuado até hoje pelos fãs. Neste ano, outro piloto deve escrever seu nome na lista de campeões definidos em Suzuka: Sebastian Vettel, que precisa apenas de um ponto para assegurar o bicampeonato por antecipação.

A pista, por sua vez, é uma das mais seletivas, exigentes e peculiares do calendário: em um formato parecido com o número oito, ela possui uma ponte ligando as duas partes, além de curvas espetaculares, como a veloz 130R, feita em altíssima velocidade. 

Confira uma análise técnica completa de Suzuka feita por Luiz Razia, terceiro piloto do Team Lotus, por meio do texto abaixo ou por um vídeo de livre divulgação que pode ser visto clicando no seguinte link:http://www.youtube.com/watch?v=mUIXyRoK7cc.

Características de Suzuka
"O circuito é muito veloz e digno de campeões como o Vettel, que provavelmente confirmará o título neste fim de semana. A curva 130R é espetacular, muito rápida e feita com o pé embaixo para os carros realmente bons. A sequência de curvas no primeiro setor é muito técnica e difícil de interpretar. Uns dos pontos legais do circuito é a ponte e o túnel, pois este é o único circuito no mundo que se cruza."

Aerodinâmica
"É muito importante a parte aerodinâmica aqui no Japão. Para os parâmetros do circuito, um carro que tem mais downforce é sinônimo de tempo em curvas. Para as equipes, nem é preciso se preocupar bastante com o arrasto, pois os pilotos passam muito mais tempo em curvas do que em retas."

Motor
"Este é um dos GPs onde as equipes gastam seus melhores motores, assim como Monza, onde quase todos vão com propulsores novos. É capaz, também, que algumas equipes tenham reservado bons motores para usar aqui."

Pneus e Estratégia
"Com a alta velocidade nas curvas, acredito que o composto mole nao deve durar tanto. Por isso, aposto em três paradas no mínimo."

Freios
Os freios não são um problema em Suzuka. O principal aqui é o ajuste dianteiro e traseiro para que o carro mantenha-se com o equilíbrio certo ao entrar nas curvas da maneira correta."

Kers/DRS
"O Kers vai ser importante na largada, mas não acredito que dê muito ganho de tempo na pista; já o DRS será um grande fator e provavelmente veremos muitas ultrapassagens nessa corrida."

Veja vídeos exclusivos relativos à Luiz Razia, Fórmula 1 e GP2 no canal do piloto no YouTube:http://www.youtube.com/user/LuizRazia

Luiz Razia e a Casa Filadélfia
Desde agosto de 2010, Luiz Razia corre com a logomarca da Casa de Assistência Filadélfia (CAF) em seu carro. Nascida em 1988, a entidade trabalha pela dignidade e inclusão social de crianças, adolescentes e famílias que vivem e convivem com HIV/AIDS e em situação de vulnerabilidade social, contribuindo para a vida participativa em comunidade. Luiz Razia é um dos parceiros do CAF. Para conhecer mais sobre a Casa e seus projetos, acesse www.caf.org.br 


Visite o site (www.luizrazia.com) e siga Luiz Razia no Twitter (www.twitter.com/luizrazia) para ficar por dentro de todas as informações e do dia-a-dia do piloto, além de promoções a cada etapa


Assessoria de Imprensa Luiz Razia
MS2 Comunicação | (51) 3207.9284
Glauce Schütz | glauce@ms2comunicacao.com.br | (51) 8142.2602
Bruno Vicaria | vicaria@ms2comunicacao.com.br | (11) 8196.3069

Gerenciamento Comercial e de Marketing Luiz Razia
SicilianoDuek | (11) 3061.0522
Rua Cristiano Viana, 523 | São Paulo | SP | CEP 05411-000
Andre Duek | andre@sicilianoduek.com.br | (11) 9222.0222
Vicente Siciliano | vicente@sicilianoduek.com.br | (11) 9981.9388


MS2 Comunicação Integrada
Rua Caju, 28 conj. 1006 – Petrópolis – Porto Alegre CEP 90690-310
Office: (51) 3207.9284
www.ms2comunicacao.com.br

--
NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica (http://www.centraldeinteligencia.com.br
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, posssui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Temporada 2011: Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são veínculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br

E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário