Quando embarcou na semana passada para Londrina para a disputa da sétima etapa da Copa Chevrolet Montana, Diogo Pachenki destacou ter ciência de que qualquer outro resultado que não fosse a vitória na corrida de domingo (2) não lhe serviria à pretensão de conquistar o segundo título consecutivo na categoria. O piloto paranaense da Nascar Motorsport atingiu a meta. Largando da pole-position, liderou de ponta a ponta a corrida no Autódromo Internacional Ayrton Senna.
O resultado devolveu Pachenki à vice-liderança do campeonato, um ponto atrás do paulista Leandro Romera, que finalizou a movimentada etapa londrinense em terceiro lugar – o pódio também apresentou Galid Osman, segundo. A situação de Pachenki na caça ao bicampeonato da Copa Montana, contudo, é bem menos confortável que a sugerida pela tabela de pontos, uma consequência do sistema de descarte de resultados previsto no regulamento.
Para efeito de classificação final, cada piloto terá computados seus sete melhores resultados nas nove etapas do campeonato. A projeção do descarte dos dois piores resultados de cada participante sobre a classificação atual, faltando ainda duas corridas para o fim do campeonato, deixa o campeão de 2012 a seis pontos da liderança do campeonato, e em terceiro na classificação. A matemática permite a conquista do título a apenas quatro pilotos.
"Numa decisão de campeonato assim todo mundo costuma, como dizem, correr com uma calculadora no bolso do macacão. Eu dispenso a calculadora, não adianta ficar fazendo contas agora. O que eu preciso é trabalhar para ganhar mais uma corrida, pelo menos", disse o piloto da Nascar Motorsport. "Essa decisão vai ser muito apertada, meus concorrentes são ótimos pilotos e estão em uma fase de bons resultados. O negócio agora é acelerar", definiu.
A oitava e penúltima etapa da Copa Chevrolet Montana será disputada no dia 16 de outubro no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasilia. Foi lá que Pachenki confirmou, em 2004, a conquista do título brasileiro da Stock Car V8 Light. A etapa final, dia 4 de novembro, está confirmada para o Velopark, em Nova Santa Rita. Em duas participações no circuito gaúcho, o paranaense da Nascar Motorsport obteve um segundo lugar, em 2010, e uma vitória, neste ano.
OS DESCARTES
Cinco pilotos têm de se desfazer de pontos válidos até agora. Leandro Romera tem 104 pontos. Vai a 95 ao descartar o sétimo lugar na quinta etapa, em Interlagos – descarta ainda a primeira corrida, também em Interlagos, em que não pontuou. Pachenki, vice-líder com 103, desfaz-se dos cinco pontos do sexto lugar na primeira etapa – em que os pilotos receberam 50% da pontuação – e os nove do sétimo lugar na terceira corrida, em Campo Grande.
O descarte deixa Pachenki em terceiro lugar na classificação líquida da Copa Chevrolet Montana, com 89 pontos, já que Rafael Daniel, com 92,5, tem a descartar duas corridas fora da zona de pontos e mantém sua pontuação original. "Eu e o Leandro Romera vamos para a próxima etapa com nove pontos garantidos por causa do descarte. Se a gente não ficar entre os sete, recupera o sétimo lugar do descarte, mas não quero nem pensar nisso", disse o paranaense.
O pernambucano Sérgio Ramalho, companheiro de Pachenki na Nascar Motorsport5, desfaz-se do oitavo lugar na etapa paulista e da corrida sem pontos em Campo Grande. Cai de quinto para sexto. O paulista Marco Cozzi joga fora um 11º lugar no Rio e um 15º em Santa Cruz do Sul. Cai de sexto na tabela bruta para oitavo na pontuação líquida. O também paulista Tiago Geronimi joga fora os pontos do 14º lugar no Rio e, assim, cai de décimo para 11º.
A classificação da Copa Montana, indicados entre parênteses os pontos líquidos a partir da projeção dos descartes sobre a tabela atual, é a seguinte:
1º) Leandro Romera, 104 (95)
2º) Diogo Pachenki, 103 (89)
3º) Rafael Daniel, 92,5
4º) Galid Osman, 77
5º) Sérgio Ramalho, 56 (48)
6º) Marco Cozzi, 53 (47)
7º) Wellington Justino, 51
8º) Rodrigo Mello Pimenta, 48
9º) Thiago Riberi, 43,5
10º) Tiago Geronimi, 41,5 (39,5)
11º) Christian Castro, 40
12º) Norberto Gresse, 33
12º) Pedro Boesel, 33
14º) Marcelo Tomasoni, 31
15º) Fernando Fortes, 25,5
16º) Marcelo Cesquim, 21
17º) João Pretto, 16
18º) Thiago Penido, 15
19º) Douglas Soares, 6
19º) Duda Bana, 6
19º) Tito Morestoni, 6
22º) Cláudio Cantelli, 5
23º) Fábio Viscardi, 4,5
23º) Carlos Kray, 4,5
25º) William Freire, 3
25º) Ítalo Silveira, 3
27º) Beto Cavaleiro, 1
Texto: Luciano Monteiro - Fotos: Vanderley Soares
Legenda: Pachenki venceu duas das sete etapas já disputadas, no Velopark e em Londrina
NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica (http://www.centraldeinteligencia.com.br)
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO: O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, posssui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são veínculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário