Renato Martins, único a ter participado de todas as corridas, confunde sua história nas pistas com a da própria categoria
Começa neste domingo, no Rio Grande do Sul, (4) a 17ª temporada da história da Fórmula Truck. A corrida no Autódromo Internacional Velopark está entre as quatro que vão valer pelo Campeonato Sul-Americano da categoria. O calendário de competições prevê dez corridas, todas elas contando pontos pelo Campeonato Brasileiro – inclusive a sétima, em Córdoba, que substitui Buenos Aires como sede da etapa argentina.
Desde o primeiro campeonato oficial, em 1996, a Truck experimentou um processo gradativo e ininterrupto de evolução, seja no campo logístico, nos aspectos tecnológico e desportivo ou na área promocional. A categoria, hoje, é consolidada como um dos principais eventos esportivos do continente, tendo auferido, nos dez eventos da temporada de 2011, uma média superior a 40.000 espectadores em cada autódromo.
Dos 23 pilotos que disputam no Velopark o GP Petrobras, um de modo especial evidencia uma história que se confunde com a da própria categoria. O paulista Renato Martins, duas vezes campeão da Truck, ostenta a façanha de ter participado de todas as 170 largadas da categoria. Com 27 vitórias, ele é o recordista de primeiros lugares, e detém na estatística o terceiro maior número de pole-positions, tendo comandado o grid 17 vezes.
Martins, além de piloto, é chefe da equipe RM Competições, equipe que utiliza caminhões Volkswagen Constellation e levou seus pilotos ao título brasileiro em quatro dos seis últimos campeonatos. Ele próprio abriu a série com o título de 2006 – já havia sido campeão em 1996, com um Scania. Felipe Giaffone, pela RM, foi campeão em 2007, 2009 e 2011. No ano passado, Giaffone venceu também o Campeonato Sul-Americano.
O convívio direto com toda a história da categoria credencia Martins a uma análise com parâmetros. "A evolução da Fórmula Truck nesses 17 anos foi espantosa. Houve uma abertura muito grande nos últimos anos, isso trouxe muita gente capacitada para a categoria, chegamos a um grau muito alto de profissionalismo", avalia o piloto e chefe de equipe. "E essas são duas funções que eu concilio sem problemas, com cada coisa no seu tempo".
Foram "a disputa e a vontade de vencer", segundo Martins, os fatores que o levaram a apostar no projeto de metade dos anos 90, que consolidou a Fórmula Truck como força do automobilismo brasileiro. "Cada temporada tem algo que acaba sendo especial para mim, mas o momento marcante na minha carreira foi mesmo o ano de 1996, pela conquista do primeiro título da Truck, é um registro histórico", orgulha-se o piloto paulista.
É nos primeiros momentos da categoria que Renato Martins identifica seu maior adversário – o paranaense Osvaldo Drugovich Júnior, bicampeão em 1997 e 1998. "Foi um piloto extremamente combativo, tivemos ótimos duelos. Mas claro que nem tudo são coisas boas numa história tão longa. A morte do Aurélio é uma das coisas que não gosto de lembrar", frisa, citando o criador da Fórmula Truck, Aurélio Félix, que morreu em março de 2008.
Mesmo iniciando sua 17ª temporada na Fórmula Truck – ou a 18ª, se considerada sua participação nas provas de demonstração realizadas em 1995 –, Martins garante disposição para seguir pilotando por muitos anos. "Enquanto estiver em condições de disputar um lugar no pódio, vou continuar", avisa, sem deixar de citar seu recorde de vitórias. "Não dá para estimar por quanto tempo esse recorde vai perdurar, mas vejo pelo tempo que ele já dura", diz.
Na condição de chefe de equipe, Renato Martins mostra otimismo na busca por mais um título. Em 2012, além dele próprio, a RM Competições terá na pista a piloto Débora Rodrigues, que é sua esposa, o tricampeão Giaffone e André Marques, tido como uma das principais revelações da Truck nas últimas temporadas. "Trabalhamos sempre por bons resultados, a equipe nunca para, e estamos nos dedicando como nunca", garante, satisfeito.
O GP Petrobras, que dá início à temporada 2012 dos campeonatos Sul-Americano e Brasileiro de Fórmula Truck, terá largada às 13h05 deste domingo, com transmissão ao vivo pela Band, em HD. A narração é de Téo José, com comentário de Eduardo Homem de Mello e reportagem de Luiz Silvério. Os resultados de todos os treinos e corridas são disponibilizados em tempo real no site da Cronomap.
NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica (http://www.centraldeinteligencia.com.br)
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO: O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, posssui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são veínculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário