quinta-feira, 8 de março de 2012

Stock Car: Dez primeiros serão "lacrados" após treino classificatório

Novidade visa aumentar o número de disputas durante as corridas. Primeira etapa acontece daqui a duas semanas, em Interlagos (SP)


Após dois dias de treinos coletivos em Curitiba, as equipes da Copa Caixa Stock Car já começam a pensar na primeira etapa da temporada 2012, marcada para 25 de março em Interlagos (SP). Além do fim do pit stop para reabastecimento e troca de pneus e do novo sistema de pontuação (sem disputa de Playoff), outra novidade promete aumentar o número de disputas por posições durante as corridas.

De acordo com o item 16 do Regulamento Desportivo divulgado pela Confederação Brasileira de Automobilismo esta semana, os dez primeiros colocados no treino classificatório terão seus carros "lacrados". O sistema será praticamente o mesmo utilizado em 2011, com 20 minutos de box aberto para todos os carros e os 10 primeiros voltando à pista em seguida para disputar a pole position. Mas, com a mudança do regulamento, as equipes não poderão alterar a posição da altura e cambagem dos carros que disputarem o Q2. Quem ficar do 11º lugar para trás, poderá mexer no acerto do carro, deixando-o menos agressivo para a corrida.

Com isso, os engenheiros terão que repensar todo o conjunto do carro. "Na tomada de tempos, usamos um setup mais arrojado, com muita cambagem e pouca altura. Para a corrida, costumamos diminuir essa dose, para que o carro se mantenha constante durante a prova. Como os dez primeiros não poderão mexer nesses itens, a dinâmica da corrida ficará mais interessante, principalmente nas últimas voltas, pois esses carros estarão com maior desgaste de pneus", explica Alceu Feldmann, piloto da Shell Racing.

Todas as novidades beneficiam os pilotos mais regulares. "Sem a troca de pneus, com o fim do descarte de resultados e com os 20 primeiros pontuando, cada corrida será uma decisão", prevê o paranaense. Com essa receita de pontuar em todas as provas, Feldmann chegou ao Playoff em 2006 e 2008. No ano passado, venceu a etapa de Santa Cruz do Sul, o que dá ainda mais ânimo para a temporada 2012.
Nos treinos coletivos realizados esta semana (7 e 8) em Curitiba, a equipe Shell Racing fez vários testes. "Aproveitamos a oportunidade para experimentar. Arriscamos bastante e colhemos muitas informações. Isso será de grande valia no decorrer das 12 etapas", finaliza o piloto.


MAIS INFORMAÇÕES

SHELL 
A marca Shell está presente nas principais categorias do automobilismo mundial. Na Fórmula 1, a parceria com a Ferrari já dura mais de 60 anos, e é ali que a Shell desenvolve os combustíveis e lubrificantes que são levados para as ruas. Além disso, na Fórmula Indy, a empresa apoia a equipe Penske, que desde 2011 utiliza combustíveis e lubrificantes Shell. E este ano a equipe Shell Racing estreia na Stock Car. 

ALCEU FELDMANN
É catarinense radicado em Curitiba, tem 38 anos e inicia sua 13ª temporada na Stock Car, categoria onde tem uma vitória e seis pódios. Além disso, possui inúmeros títulos em campeonatos regionais e conquistas no Campeonato de Marcas, Trofeo Linea e na GT3 Brasil, onde foi vice-campeão em 2007.

A. MATTHEIS MOTORSPORT
Andreas Mattheis é um dos chefes de equipe mais vitoriosos do automobilismo brasileiro. Depois de conquistar inúmeros títulos como piloto, começou a colecionar vitórias também fora do cockpit. É detentor de quatro títulos da Stock Car e dois na GT Brasil, além de outras vitórias, como as Mil Milhas Brasileiras, em 2003 e 2005; o Brasileiro de Endurance, em 2004; e a Corrida do Milhão, em 2008.

Mattheis tem suas equipes sediadas em Petrópolis (RJ), onde prepara os carros da Shell Racing (Alceu Feldmann e Valdeno Brito) e Red Bull Racing (Cacá Bueno e Daniel Serra) para a Stock Car, além dos modelos Lamborghini Gallardo e Mercedes SLS, que competem na GT3 Brasil.

Em 2012, a hierarquia da AMattheis Motorsport/Shell Racing será a seguinte:
Andreas Mattheis: Chefe de Equipe da RBR e proprietário da AMattheis Motorsport, sendo o responsável técnico pelas duas equipes;
William Lube: Chefe de Equipe da AMattheis e proprietário;
Rodolpho Mattheis: Engenheiro responsável pela AMattheis Motorsport/Shell Racing.




ASSESSORIA DE IMPRENSA
Central Press
Jornalista Responsável: Claudio Stringari (Mtb 4772-PR)
Fone/Fax: +55 41 3026-2610
Mobile: +55 41 9995-5880


MAIS INFORMAÇÕES / AGENDAMENTO DE ENTREVISTAS:
Central Press (+55 41 3026-2610)
JORNALISTAS RESPONSÁVEIS:
Claudio Stringari (41 9995-5880 / 84*45338)
Cristina Sório (41 9684-9880) / Lorena Nogaroli (41 9977-0069) / Ricardo Voigt (41 9273-8999) / Redação(41 9273-0719)
www.centralpress.com.br


--
NOTA: O Jornal do Autódromo tem Apoio e Patrocínio da CIA - Central de Inteligência Acadêmica (http://www.centraldeinteligencia.com.br
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, posssui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Temporada 2011: Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são veínculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br

E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário