terça-feira, 12 de abril de 2011

Sustentabilidade até na cabeça

Pioneiro em levantar a questão no mundo dos ralis, Klever Kolberg mostra nova pintura de seu capacete, que representa um globo terrestre

Pioneiro entre os pilotos brasileiros no Rally Dakar e a levantar a bandeira da sustentabilidade nas competições off-road, Klever Kolberg levou a questão à cabeça: a nova pintura de seu capacete, feita pela Artmix Studios, de São Paulo, representa o globo terrestre.

"A ideia desta pintura tem a ver com a razão pela qual decidi voltar a participar do Rally Dakar: o futuro do planeta Terra. Então decidi utilizar o esporte para mostrar que está literalmente em nossas mãos e nas nossas cabeças, o poder de escolher um caminho melhor para o globo terrestre e toda a vida que existe nele. O princípio da sustentabilidade quando ligado ao meio ambiente nos mostra que o uso dos recursos naturais para a satisfação de necessidades presentes não pode comprometer as gerações futuras", destacou o piloto, o primeiro na história do Dakar a disputar o rali mais perigoso do planeta usando, por todo o percurso, apenas o etanol de cana de açúcar como combustível.

"Não é fácil apenas chegar e dizer: vamos correr com etanol. Foi preciso uma logística complexa para os abastecimentos, já que na Argentina e Chile não se vende etanol como combustível. O carro também teve de ser todo adaptado, já que o tanque de combustível tinha 560 litros, porque os reabastecimentos não eram permitidos durante as especiais. Inclusive tenho trabalhado para melhorar este ponto no regulamento com a organização do Dakar", disse Klever, que inspirou a ASO - dona do evento -, a criar a categoria experimental para carros usando combustíveis alternativos.

"Levamos este tema para o centro de nossa equipe, conseguimos que o regulamento do Rally Dakar fosse modificado, com a criação da categoria para combustíveis verdes, renováveis e de menor índice de poluição. Achei importante deixar este recado visual também, já que o importante não é que poucos façam grandes ações, mas que cada um faça sua parte, pequena ou grande não importa, mas na soma o resultado será gigantesco. A escolha é nossa, se for a correta, o planeta agradece", afirmou.

Bruno Theil, proprietário da Artmix, destaca que o processo de pintura do capacete também segue rígidas normas ambientais. "O procedimento está todo alinhado com a proteção ao meio ambiente: materiais homologados no padrão ambiental mundial, com mínima emissão de vapores; trabalho com baixa pressão na aplicação de tintas, resultando em mínima névoa e aproveitamento máximo; pigmentos puros de altíssimo brilho; e verniz fosco à base de água soft touch", disse. "Ficamos felizes com o resultado final e, principalmente, com a satisfação do Klever. Para nós, é uma grande honra trabalhar com ele, um dos maiores nomes da história mundial do rali", completou.

Com mais de 12 mil peças pintadas desde a sua criação, a Artmix tem a busca pela inovação em seu DNA. Entre os clientes, uma lista de feras, com passagens pela Fórmula 1, F-Indy, Stock Car, GT Brasil e muitas outras. 

"Agora podemos dizer que estou com o planeta Terra na minha cabeça", brincou Kolberg.

Sobre Klever Kolberg: Engenheiro, palestrante e piloto. Pioneiro brasileiro no Rally Dakar, onde já representou o Brasil por 23 vezes. Klever começou no Dakar competindo de moto, entre 1988 e 1996, sagrando-se campeão da categoria Motos Maratona em 1993, ano em que foi o quinto colocado no geral. A partir de 1997 passou a disputar o Dakar entre os carros, obtendo o título vice-campeão na categoria Carros Maratona em 1999 e 2000 e na categoria Carros Diesel em 2002. Também é pioneiro e criador no Dakar da categoria Experimental para combustíveis limpos, onde em 2010 foi o primeiro a utilizar Etanol de Cana de Açúcar como combustível. Na maior prova off-road do país, o Rally dos Sertões, Klever é bicampeão da categoria carros e foi o campeão da categoria Etanol em 2010, tendo sido o vice-campeão na classificação geral. É autor de três livros sobre o assunto e é comentarista de rali no canal ESPN desde 2007.

Sobre Flavio Marinho de França: Cirurgião-dentista e navegador, começou competindo com motos em 1992, nas modalidades de Enduro de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 1995 passou a competir também com carros como navegador em provas de Rally de Regularidade e Rally Cross-Country. Em 2009 passou a competir também em rallys náuticos com barcos. Flavinho, como é mais conhecido, participa do Rally dos Sertões desde 2003 quando foi campeão na categoria Production Gasolina ao lado de Paulo Buda. No Sertões 2005 foi campeão na categoria Super-Production Diesel ao lado de Riamburgo Ximenes, em 2010 foi o campeão da categoria Etanol ao lado de Klever Kolberg, tendo sido o segundo na classificação geral. Flavio é Bicampeão do Rally Cerapió (2006 e 2007), Campeão do Rally RN 1500 em 2003, Tricampeão Brasileiro de Rally de Regularidade (2003, 2004 e 2006) e desde 2008 é organizador de provas de Rally de Regularidade no RN.
O Valtra Dakar Eco Team é patrocinado pela Valtra, e apoiado por Borrachas Vipal, Banco Fator, Veolia Water, Artfix, Sparco, Dakar Inovação, Arycom e Unica.

Para acompanhar o Valtra Dakar Eco Team acesse o site www.parisdakar.com.br e siga a equipe no Twitterwww.twitter.com/RallyDakar e no Facebook www.facebook.com/palestramotivacional


Imprensa Artmix:
FGCom

Fernanda Gonçalves
11. 3711.7379
11. 8245.4511
fernanda@fgcom.com.br
www.fgcom.com.br

Imprensa Klever Kolberg:
XYZ Live

Rodolpho Siqueira/Cleber Bernuci/Ricardo Montesano
11. 7283-3715
11. 3848-8670/71/72/60
press@xyzlive.com.br


--
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO:  O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, posssui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO 
Temporada 2011: Tabela de valores: on-line - impresso
Prezados(as), todas as seções do Jornal do Autódromo são veínculadas diretamente ao facebook e ao twitter, onde as notícias são lidas por milhares de internautas!
____________________________
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br

E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário