Depois do adiamento da etapa de abertura da K&N Pro Series East por causa da chuva, X Team Racing vai colocar três carros na pista
A ansiedade para a estreia da primeira equipe brasileira da história da Nascar já era grande. E depois que a etapa de abertura da K&N Pro Series East, no Greenville Pickens Speedway (estado da Carolina do Sul), foi adiada em razão da insistente chuva que caiu durante todo o final de semana no circuito oval (condições que impossibilitam a realização do evento), ela só aumentou. A prova será realizada neste sábado (2), no mesmo local.
Para esta primeira prova, os três Toyota Camry da X Team Racing terão três norte-americanos ao volante: Coleman Pressley, Matt DiBenedetto e Alex Bowman. "Nessa etapa, optamos por três norte-americanos, mas a nossa meta é contratar um brasileiro. Escolheremos os dois melhores dos EUA, e assim que conseguirmos captar os patrocínios, teremos um piloto do Brasil em um de nossos carros", disse Geraldo Rodrigues, que, ao lado do engenheiro Laerte Zatta, é investidor do time.
Objetivos - Abrir as portas do automobilismo norte-americano para o Brasil é o principal objetivo da X Team Racing, primeira equipe brasileira na história do principal campeonato do automobilismo norte-americano. A iniciativa é inédita em termos de criar meios para o acesso à tradicional categoria e nasce de uma parceria firmada entre a ReUnion USA - braço internacional da ReUnion Sports & Marketing - e o engenheiro Laerte Zatta, profissional que tem passagens por divisões da NASCAR como supervisor da Toyota.
Apesar do grande sucesso de pilotos brasileiros no mundo todo desde os anos 70, o Brasil nunca conseguiu ter um representante na divisão principal da NASCAR, a Sprint Cup, um campeonato que rivaliza com a própria Fórmula 1 em termos de movimentação financeira. Somente em produtos licenciados, são mais de US$ 2 bilhões arrecadados anualmente.
"É um mercado extremamente protegido. Os americanos mantém uma postura bairrista, protecionista até, o que é tradicional por aqui, mas que impede a penetração de estrelas de outros países - com raras exceções", destaca Geraldo Rodrigues, fundador da ReUnion e que encabeça o projeto X Team Racing. "Até mesmo entre as fábricas a regra é rígida: a Toyota, principal fabricante de automóveis do mundo, levou sete anos para conseguir chegar às corridas principais da categoria", apontou.
A equipe vai disputar a NASCAR K&N Pro Series East, divisão de acesso da tradicional categoria. Segundo Geraldo, os planos são de chegar à principal série dentro de cinco anos. "A NASCAR oferece um oceano de possibilidades para marcas que buscam projeção internacional", disse o empresário. "E o bom momento do Brasil pode ser o que faltava para conseguirmos abrir mais essa fronteira para o esporte a motor nacional", explicou.
Pilotos - Do trio que correrá pela X Team Racing na Carolina do Sul, dois têm experiência na Nationwide Series, considerada a categoria de acesso para a Nascar Sprint Cup. Coleman, de 22 anos, disputou 12 provas do campeonato entre 2009 e 2010.
Já Matt, de apenas 19 anos, faz parte do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da Joe Gibbs Racing - que fornece os carros para X Team Racing. O norte-americano fez sete provas da NASCAR K&N Pro Series East em 2009, para depois participar de seis etapas da Nationwide Series no ano passado.
Alex é o mais jovem de todos, com 17 anos, e depois de correr na Midget, categoria de minibuggys dos EUA, estreia em uma categoria de acesso à Nascar.
SOBRE A X TEAM RACING
Com investimento da ReUnion USA, representada pelo empresário Geraldo Rodrigues, e do engenheiro Laerte Zatta, a X Team Racing foi fundada para abrir as portas da Nascar para pilotos do Brasil. A equipe vai disputar a K&N Pro Series East em 2011, e os planos são de chegar à categoria principal em cinco anos.
A Nascar é a principal categoria do automobilismo norte-americano e uma das principais competições esportivas dos Estados Unidos. As corridas têm arquibancadas lotadas, chegando a ser assistidas in loco por 240 mil pessoas. Na TV, são mais de 18 milhões de telespectadores por etapa.
A NASCAR K&N Pro Series East terá 12 etapas no ano, sendo que a última será disputada no mesmo fim de semana da Sprint Cup, no circuito de Dover.
Conheça a equipe: http://www.xteamracing.com
Confira o site da categoria: http://hometracks.nascar.com/series/kn_pro_series_eastm
Mais informações para a imprensa:
ReUnion Press
Rodolpho Siqueira/Mariana Viegas/Cleber Bernuci/Leonardo Murgel
11. 7283-3715
11. 3848-8670/71/72/60
press@reunion.com.br
--
Todos os direitos reservados - 2002 - JORNAL DO AUTÓDROMO: O Jornal do Autódromo é o principal veículo de comunicação esportivo do Brasil. Seu principal noticiário é o automobilismo e a velocidade em geral. Cobrindo notícias no Brasil e no Mundo. Os profissionais das maiores agências de comunicação, mídia e agência de jornalismo esportivo do Brasil, visitam e deixam suas notícias no Portal do Jornal do Autódromo, contribuindo, assim, com o crescimento em audiência segmentada. Ainda, posssui a maior concentração de amantes do automobilismo brasileiro. Quando for anunciar, pense no perfil que você quer atingir e faça sua campanha de publicidade no lugar certo! É melhor para o seu cliente e muito melhor para você! ANUNCIE NO JORNAL DO AUTÓDROMO
Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001175814689
JORNAL DOS VALES
Site: www.jornaldosvales.com.br
E-mail: admin@jornaldoautodromo.com.br
Telefone: 51 9211.4735
Site: www.autodromodesantacruzdosul.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário