Carro de corrida de propulsão híbrida mostra sua eficiência no campeonato de endurance do circuito alemão.
Reabastecer menos, andar mais. Foi esta a receita para o sucesso da segunda versão do Porsche 911 GT3 R Hybrid, ainda mais desenvolvida que a apresentada em 2010. Ao volante da versão 2.0 do carro de corridas, os pilotos de fábrica da Porsche Richard Lietz (Áustria), Marco Holzer (Alemanha) e Patrick Long (EUA) obtiveram a primeira vitória para o inovador carro de corridas de Weissach durante a quarta etapa do Campeonato de Longa Distância de Nürburgring, realizada no final de maio.
Enquanto quase todos os outros concorrentes diretos tiveram que parar três vezes para reabastecer, o 911 GT3 R Hybrid fez apenas duas paradas. A vitória da Porsche foi completa, já que o 911 GT3 RSR da Manthey Racing com os pilotos de fábrica Marc Lieb (Alemanha), Romain Dumas (França) e o piloto da Manthey Lucas Luhr (Suíça) também conseguiram fazer apenas duas paradas para terminar em segundo lugar.
A segunda corrida do 911 GT3 R Hybrid no Campeonato de Longa Distância de 2011 marcou uma conclusão bem sucedida da preparativos intensivos para a corrida de 24 horas de Nürburgring nos dias 25 e 26 de junho. "Estamos muito satisfeitos com o nível técnico do veículo e a confiabilidade do sistema híbrido", diz Hartmut Kristen, diretor de Automobilismo na Porsche. "Comparado com nossos rivais, deixamos de realizar uma parada. Por termos uma menor entrada de energia, nossos tempos de volta foram igualmente rápidos. Isso é o que queremos dizer com Porsche Intelligent Performance. Estou particularmente empolgado com o fato de que o 911 GT3 RSR da Manthey Racing tenha reforçado a eficiência dos Porsche 911 ao chegar em segundo lugar", afirmou.
A prioridade para um desenvolvimento ainda maior do 911 GT3 R Hybrid era aumentar a eficiência. Para isso, o peso do veículo foi reduzido de 1.350 para 1.300 quilogramas. O peso dos componentes híbridos teve uma redução de 20%. Ao mesmo tempo, a potência dos dois motores elétricos no eixo portal aumentou de 60 para 75 quilowatts cada um. Os pilotos agora dispõem de 200 cv a mais durante alguns segundos, o que equivale a aproximadamente 23 kW (32 cv) de potência convencional a mais por volta. Dependendo da programação, esta força elétrica é automaticamente ativada pelo uso do pedal de aceleração. Além disso, os pilotos de veículos híbridos podem manualmente acionar esta potência adicional, por exemplo, em manobras de ultrapassagem. Com o eixo portal acionando as rodas dianteiras, o motor boxer de 4 litros e seis cilindros (que agora conta com 465 cv) que aciona as rodas traseiras sofreu uma redução de potência e foi otimizado quanto ao consumo de combustível.
"Nosso 911 Hybrid teve um funcionamento perfeito" disse Marco Holzer. "Além da tecnologia confiável e do baixo consumo de combustível, a chave do sucesso de hoje foi o fato de que todos dirigimos a velocidades similarmente altas e não cometemos nenhum erro", acrescenta seu colega de equipe Richard Lietz.
Todas as etapas do Campeonato de Longa Distância de Nürburgring acontecem no traçado completo do tradicional circuito alemão − ele junta o atual circuito Grand Prix, com 4,5 km, e o Nordschleife, com pouco mais de 20 km e que foi usado pela Fórmula 1 até 1976.
Os três primeiros colocados da corrida, denominada "53ª ADAC ACAS H&R Cup" e disputada em 28 de maio, foram os seguintes:
1) Marco Holzer (Alemanha)/Patrick Long (Estados Unidos)/Richard Lietz (Áustria), Porsche 911 GT3 R Hybrid, Porsche 911 GT3R Hybrid (Porsche Manthey Racing), 28 voltas em 4h03:46.969,média de 167,936 km/h
2) Romain Dumas (França)/Lucas Luhr (Alemanha)/Marc Lieb (Alemanha), Porsche 911 GT3 RSR (Manthey Racing), a 7.063
3) Marc Basseng (Alemanha)/Marcel Fassler (Suíça)/Mike Rockenfeller (Alemanha), Audi R8 LMS (Audi Sport Team Phoenix), a 48.166
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