quinta-feira, 2 de junho de 2011

Garage Burger acelera na Porsche Cup


Hamburgeria paulista apoiará Daniel Paludo e Vitor Scheid na competição, que disputa etapa neste final de semana no Velopark

A hamburgeria Garage Burger fará jus a sua estreita ligação com o automobilismo neste final de semana marcando presença na Porsche Cup, que disputa etapa no Velopark, nos carros dos pilotos gaúchos Daniel Paludo e Vitor Scheid.

"É muito bacana reforçar nossa imagem com o automobilismo. Vamos acelerar forte com a marca Garage Burger neste final de semana", diz Paludo, que já corre com a logomarca da hamburgeria desde a fundação, em 2007. Ele e Miguel Paludo, por sinal, também já fizeram juntos provas com a marca do Garage - inclusive no ano do bicampeonato de Miguel, que hoje compete nos Estados Unidos na Nascar Truck Series.

Revelação do kartismo gaúcho na década de 80, Vitor Scheid reestreia no automobilismo neste final de semana. O gaúcho se afastou das pistas para seguir a carreira de advogado e este ano retorna, no comando de um Porsche 997, na tradicional competição, que em 2011 já passou por outros países além do Brasil, como Portugal e Argentina.

Além do apoio a pilotos do automobilismo nacional, o Garage Burger respira velocidade em suas instalações nas lojas da Vila Prudente e do Jardim Anália Franco, ambas em São Paulo.

O ambiente do restaurante paulista agrada aos mais exigentes fãs do esporte a motor. Entre um lanche e outro, o cliente pode se divertir em dois fliperamas de corrida. Ou apreciar revistas antigas de um acervo de mais de 450 títulos, incluindo preciosidades como os primeiros números de Quatro Rodas e Auto Esporte dos anos 1960. Também há revistas estrangeiras, como Autosprint, Quattro Route etc. A decoração ainda inclui duas peças que chamam a atenção, como um kart da década de 1960, que já foi pilotado por Emerson Fittipaldi, e a uma lendária moto BSA original.


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Interlagos vai ficar pequeno neste final de semana


Devido ao crescente sucesso, 4ª etapa da Copa Engebras de Marcas e Pilotos pode aumentar número de baterias de duas para quatro

No próximo domingo, 29 de maio, acontece no autódromo de Interlagos a 4ª etapa da Copa Engebras de Marcas e Pilotos. Um dia antes, no sábado (28), ocorrem os treinos classificatórios que vão determinar o maior grid de largada de uma categoria brasileira, que pode chegar a 62 carros. Devido ao grande sucesso da categoria, o número de baterias do domingo pode subir de duas para quatro.

A alteração respeitaria as determinações da segurança da Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) que limita em 62 o número de carros no grid. É possível que este número seja ultrapassado no próximo final de semana - na última etapa a categoria teve a presença de 58 carros inscritos. Caso isso ocorra, a classe Novato disputará corridas exclusivas e o número de baterias subirá de duas para quatro.

O líder do Campeonato, Claudio Roscoe, acredita que a possibilidade de aumento do número de baterias é reflexo do crescimento da categoria. "Isso só mostra o grande sucesso que o campeonato está tendo. Claro que é ótimo termos muitos carros largando, é uma possibilidade que só a Marcas e Pilotos pode proporcionar, mas não podemos deixar de lado a segurança. Todos nós que fazemos parte também nos preocupamos em dar qualidade à categoria", explica o piloto mineiro.

Para quem quiser conferir o evento, no autódromo que é sede da Fórmula 1 no Brasil, a entrada é gratuita. A Copa Engebras de Marcas e Pilotos tem competidores de todo o país e conta também com uma piloto, Michelle de Jesus, de Jundiaí (SP).

Veja como ficarão os horários das baterias caso o número de carros ultrapasse a quantidade permitida pela Fasp:

Domingo (29 de maio)

09h00: Largada da 1ªbateria Novatos (11 voltas ou 30 minutos)
10h00: largada da 1ª bateria Super/Light (16 voltas ou 40 minutos)
13h00: largada da 2ª bateria Super/Light (16 voltas ou 40minutos)
14h00: largada da 2ª bateria Novatos (11 voltas ou 30 minutos)



Apoio
    

    


Race Comunicação
Tel: 11 28945607 / 25480720
Rua Vergueiro, 875 - 4º andar
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Rally Mitsubishi Cup: Varela/Bampi querem segunda vitória consecutiva

Líderes do campeonato vão correr em Mafra (SC), onde venceram no ano passado.

Se retrospecto não garante vitória, pelo menos é um ótimo indicativo e um forte fator motivacional. É assim que Reinaldo Varela (Blindarte/Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean) encara a terceira etapa da Mitsubishi Cup, certame de rally cross country monomarca que o piloto lidera depois de ter vencido a rodada anterior, em Londrina (PR). O paulista e seu navegador paranaense Eduardo Bampi tentar neste sábado (28/5) a segunda vitória consecutiva em Mafra, Santa Catarina, quase divisa com o Paraná. 

"Estou muito motivado porque venci uma prova de Cross Country no último final de semana e venho de uma vitória na prova anterior da Mitsubishi Cup, quando assumi a liderança do campeonato. E esperançoso, porque vou correr onde venci no ano passado. Estamos em uma fase excelente, mas cada prova é uma luta, nossos concorrentes são muito fortes", pondera Varela, que também lidera o Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country. 

Depois de duas etapas Varela/Bampi lideram o certame da L200 Triton RS com 86 pontos, dois de vantagem sobre os paulistas Cristian Baumgart/ Beco Andreotti. O sorteio das picapes entre os inscritos garante igualdade e equilíbrio na Mitsubishi Cup. 

A etapa na Cidade do Mel será composta de três voltas cronometradas, com largadas a partir das 8h30, 11h e 13h30 pela pista exclusiva na Fazenda Marivana, com aproximadamente 30 quilômetros de extensão. O piso é de terra preta e úmida, com muitas curvas rápidas, subidas e descidas que transformarão o circuito numa montanha russa gigante em meio a plantações de milho e soja.

"No ano passado esta prova foi muito rápida e gostosa. Acredito que agora será da mesma forma. As vitórias em cada uma das três voltas deverão ser decididas em pouquíssimos segundos, como nas etapas anteriores. Por isso, nossa motivação e foco podem fazer a diferença", acredita o navegador curitibano apoiado por Blindarte/Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean. 

"Respeito muito os nossos concorrentes, mas vamos tentar vencer as três voltas, algo inédito na categoria", assume Varela, atual hexacampeão brasileiro de Rally Cross Country e único piloto do Brasil a sagrar-se campeão mundial da modalidade. 

Programação da 3ª etapa da Mitsubishi Cup:

Sexta-feira: dia 27 de Maio 
10h00 às 17h00 - Vistoria
19h00 - Briefing para pilotos e navegadores
Local: Universidade do Contestado (UNC) - Entrada pela Av. Presidente Nereu Ramos, altura 1.088 - Mafra (SC).

Sábado: 28 de Maio
1a Largada - 08h30 
2a Largada - 11h00 
3a Largada - 13h30
Local: Fazenda Marivana - Estrada para Fazenda Potreiro s/n, continuação da Av. Cel. Severiano Maia - Jardim América - Mafra (SC).

Classificação dos primeiros da Mitsubishi Cup na L200 Triton RS:

1º) Reinaldo Varela/ Edu Bampi (SP/PR) - 86 pontos; 
2º) Cristian Baumgart/ Beco Andreotti (São Paulo/SP) - 84; 
3º) Marcos Cassol / Marcos Macedo (Rio Verde/GO) - 75; 
4º) Marcos Baumgart/Kleber Cincea ( São Paulo /SP) -57; 
5º) Augusto Soares / Rafael Capoani (Caxias do Sul/RS) - 52 pontos. 

A dupla Reinaldo Varela/Eduardo Bampi tem patrocínio de Blindarte/Divino Fogão/Itamotors/Temp Clean.

Site da categoria: www.mitsubishimotors.com.br


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Vitor Meira aponta ‘um pouco a melhorar’ no Carb Day em Indianápolis



Piloto brasileiro reconhece que inscrição de segundo carro nas 500 Milhas facilitou trabalho de preparação da A.J. Foyt

Um treino de 60 minutos, conhecido como Carburation Day, vai encerrar nesta sexta-feira (27) a preparação em pista para as 500 Milhas de Indianápolis de 2011. Os 33 pilotos classificados para a edição que marca o centenário da corrida de carros mais tradicional do mundo terão pista liberada às 12h de Brasília para o último contato com o oval de duas milhas e meia antes da largada da corrida, que será dada às 13h de domingo (29).

O Carburation Day é uma oportunidade para os pilotos trabalharem o set up dos carros para as condições das 200 voltas da corrida. "É um treino em que a gente anda de tanque cheio, simulando situações da prova. E sempre tem alguma coisinha para melhorar", define Vitor Meira, da A.J. Foyt Racing, brasileiro que tem a melhor classificação no grid – vai largar da quarta fila, em 11º. Ele vai participar da corrida pela nona vez consecutiva.

Meira mostra-se satisfeito com o trabalho feito na preparação da A.J. Foyt para as 500 Milhas. "Nós temos melhorado muito. Foi um mês tranquilo, embora a gente tenha tido bastante trabalho. A melhor parte é que todo o trabalho foi feito na direção certa. No 'Carb Day' a gente ainda tem mais um pouco para melhorar o acerto do carro, e a gente já sabe o que procurar. Provavelmente a gente já saiba o que é, vai ser só para confirmar", diz.

O fato de ter inscrito um segundo carro na prova, observa Meira, facilitou bastante o trabalho. "Tivemos dois carros de qualidade, e classificar os dois para a corrida já no primeiro dia (de treinos classificatórios) foi a maior prova de que todo o trabalho foi correto. É a edição mais difícil de todas desde que eu participei das 500 Milhas de Indianápolis pela primeira vez, com certeza, o nível das equipes e dos pilotos está bem alto", ele aponta.

Além da 11º posição conquistada por Meira, a A.J. Foyt Racing classificou o segundo carro em 19º com o também brasileiro Bruno Junqueira, substituído na última segunda-feira (23) pelo norte-americano Ryan Hunter-Reay – a troca deixa o norte-americano em último no grid, conforme determina o regulamento. As 500 Milhas de Indianápolis, domingo, terão transmissão ao vivo para todo o Brasil pela Band e pelo canal por assinatura Bandsports.

500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS – GRID DE LARGADA

Primeira fila
1º) Alex Tagliani (CAN/Sam Schmidt Motorsports)
2º) Scott Dixon (Target Chip Ganassi Racing)
3º) Oriol Servia (ESP/Newman-Haas Racing)

Segunda fila
4º) Townsend Bell (EUA/Sam Schmidt Motorsports)
5º) Will Power (AUS/Team Penske)
6º) Dan Wheldon (ING/Bryan Herta Autosport with Curb-Agajanian)

Terceira fila
7º) Buddy Rice (EUA/Panther Racing)
8º) Ed Carpenter (EUA/Sarah Fisher Racing)
9º) Dario Franchitti (Target Chip Ganassi Racing)

Quarta fila
10º) Takuma Sato (JAP/KV Racing Technology-Lotus)
11º) Vitor Meira (BRA/A.J. Foyt Racing)
12º) J.R. Hildebrand (EUA/Panther Racing)

Quinta fila
13º) James Hinchcliffe (CAN/Newman-Haas Racing)
14º) Bertrand Baguette (BEL/Rahal-Lettermann-Lanigan Racing)
15º) Davey Hamilton (EUA/Dreyer & Reinbold)

Sexta fila
16º) Helio Castroneves (BRA/Team Penske)
17º) John Andretti (EUA/Richard Petti-Andretti Autosport)
18º) E.J. Viso (VEN/KV Racing Technology-Lotus)

Sétima fila
19º) Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold Racing)
20º) Jay Howard (ING/Rahal-Lettermann-Lanigan Racing)
21º) Tomas Scheckter (AFS/KV Racing Technology-Lotus)

Oitava fila
22º) Tony Kanaan (BRA/KV Racing Technology-Lotus)
23º) Simona de Silvestro (SUI/HVM Racing)
24º) Paul Tracy (CAN/Dreyer & Reinbold Racing)

Nona fila
25º) Danica Patrick (EUA/Andretti Autosport)
26º) Ryan Briscoe (AUS/Team Penske)
27º) Marco Andretti (EUA/Andretti Autosport)

Décima fila
28º) Charlie Kimball (EUA/Novo Nordisk Chip Ganassi Racing)
29º) Graham Rahal (EUA/Service Central Chip Ganassi Racing)
30º) Alex Lloyd (ING/Dale Coyne Racing)

Décima-primeira fila
31º) Pippa Mann (ING/Conquest Racing)
32º) Bia Figueiredo (BRA/Dreyer & Reinbold Racing)
33º) Ryan Hunter-Reay (EUA/A.J. Foyt Racing)

26/05/2011 - Grelak Comunicação - (45) 9912-7040 - Fotos: Chris Jones/IRL
Legenda: Vitor Meira define o mês em Indianápolis como "tranquilo, mas de muito trabalho"

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Kart: Vem aí as 600 Voltas de Kart de Volta Redonda


Kart: Vem aí as 600 Voltas de Kart de Volta Redonda

Prepare sua equipe e confira o regulamento para 1ª edição da prova de endurance (600 voltas) que agitará a cidade de Volta Redonda no Rio de Janeiro em julho
Principais nomes do kartismo eixo Rio x São Paulo estarão participando da disputa
Art. 1º - A 1ª edição da prova de endurance na modalidade kart - 6 HORAS DE VOLTA REDONDA, será realizada no dia 02 de julho de 2011 no Kartódromo Internacional de Volta Redonda - RJ
Art. 2º - Regulamentação: A 6 HORAS DE VOLTA REDONDA, será regida por este Regulamento Particular, pelo Regulamento Nacional de Kart - RNK/CBA 2011, pelo Código Desportivo do Automobilismo - CDA/CBA 2011 e pelo Código Desportivo Internacional - CDI/FIA 2011, nesta ordem.
§ 2.1 - Este regulamento, e seus adendos, têm força de lei desportiva, em conformidade com os princípios estabelecidos pela legislação nacional.
Art. 3º - Organização: A prova 6 HORAS DE VOLTA REDONDA, será organizado pelo Kartódromo Internacional de Volta Redonda com supervisão da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro - FAERJ e apoio técnico da RBC Preparações de Motores.
§ 3.1 - As entidades envolvidas na prova, doravante serão assim denominadas:
a. Federação Internacional de Automobilismo - FIA;
b. Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA;
c. Comissão Nacional de Kart da CBA - CNK;
d. Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro - FAERJ;
e. RBC Preparação de Motores - RBC;
g. Kartódromo Internacional de Volta Redonda.
Art. 4º - Duração: A prova terá duração máxima de 6 (seis) horas mais duas voltas. Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo em que a prova tiver sido parada não será reposto.
Art. 5ª - Informações: As informações, comunicados oficiais e adendos a este regulamento (024) 3341-0750 - ID98*32583
DAS INSCRIÇÕES
Art. 6ª - Inscrição: As inscrições serão efetuadas por equipe para cada kart, independente do número de pilotos integrantes da mesma, respeitado o disposto no Artigo 12.
§ 6.1 - A reserva de inscrição será realizada da seguinte forma:
a. efetuar pagamento por meio de depósito bancário identificado em nome do Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no BANDO DO BRASIL, Agência 0262-3, Conta Corrente 62091-2;
b. fazer "download" da Ficha de Reserva de Inscrição -  que está no site -
http://www.kartvoltaredonda.com.br/
c. encaminhar a Ficha de Reserva de Inscrição - para o endereço eletrônico
6horas@kartvoltaredonda.com.br
§ 6.2 - A inscrição somente estará concluída, quando forem obedecidas as seguintes situações:
a. a Ficha de Inscrição da Prova - FIP contiver os todos os registros de todos os pilotos da equipe;
b. todas as parcelas de pagamento das inscrições estiverem pagas;
c. o Termo de Compromisso esteja assinado.
Art. 7 - Valor: O valor da inscrição engloba aluguel de motor, escapamento,(02) de pneus slik, (01) jogo de pneu wet (chuva), e combustível. O valor da inscrição observará as seguintes condições:
1. Até o dia 16 de maio de 2011, no  valor de R$ 3.500,00 (Três Mil e Quinhentos Reais).
2. No período de 17 de maio a 13 de junho, no valor de R$ 3.750,00 (Três  Mil Setessentos e Cinqüenta Reais).
3. No período de 13 de junho a 22 de junho, no valor de R$ 4.000,00 (Quatro  Mil Reais).
Art. 8º - Limite de Inscritos: Somente poderão se inscrever na prova 40 (quarenta) karts.
§ 8.1 - Serão aceitas as 35 (trinta e cinco) primeiras inscrições, ficando 5 (cinco) reservadas a equipes convidadas, a critério da organização.
DOS PARTICIPANTES
Art. 9º - Participação: Somente poderão participar das 6 HORAS DE VOLTA REDONDA, os pilotos portadores de Cédula de Identificação Desportiva da CBA, válida para 2011.
§ 9.1 - Internacional: Em caráter excepcional poderá participar da prova piloto que participe de provas automobilísticas no exterior, por meio de validação da inscrição pela FAERJ.
§ 9.2 - Convidado Especial: Poderão participar da prova, em caráter excepcional, mediante licença especial válida apenas para esse evento, até 6 (seis) convidados, com base em critério a ser definido pela FAERJ.
Art. 10 - Condição: Somente poderão participar das atividades previstas na programação de treinos livres e nas atividades do Programa Horário, os pilotos devidamente inscritos, obedecido ao disposto no
Parágrafo 6.2.
§ 10.1 - A participação em qualquer das atividades previstas na programação de treinos livres e nas atividades do Programa Horário de piloto que não estiver devidamente inscrito, acarretará a exclusão da equipe.
§ 10.2 - Termo de Responsabilidade: Para que os pilotos possam ser considerados devidamente inscritos, os mesmos deverão assinar o termo de responsabilidade da Ficha de
Inscrição da Prova – FIP junto a Secretaria de Prova, caso contrário a equipe será excluída da prova.
Art. 11 - Idade Mínima: Serão admitidos pilotos maiores de 14 anos de idade filiados à CBA.
Art. 12 - Equipes: Poderão ser compostas de no mínimo 3 (três) pilotos, e com o máximo de 6 (seis) pilotos por kart, independente de suas graduações de piloto.
§ 12.1 - Será permitido que 1 (um) piloto participe de no máximo 2 (duas) equipes, devendo o mesmo estar inscrito nas devidas equipes, caso contrário a equipe estará automaticamente
"excluída" da prova.
§ 12.2 - Serão aceitas alterações (nomes de pilotos) em equipes, somente até o dia anterior a prova.

DA IDENTIFICAÇÃO DOS KARTS
Art. 13 - Numeração: É obrigatória a utilização de numeração de identificação na parte superior do painel frontal e no pára-choque traseiro sobre uma placa quadrada com as mesmas dimensões do quadrado do número frontal.
§ 13.1 - Lateral: É aconselhável, ainda, o uso de adesivo, afixado nas duas laterais da carenagem, contendo também o número do kart.
§ 13.2 - Placa: A placa será de fundo BRANCO com número PRETO. A numeração deve ser colocada sobre um quadrado medindo no mínimo 200 x 200 mm. Os números deverão ter no mínimo, 150 mm de altura e 20 mm de traço.
Art. 14 - Números: Apenas poderão ser utilizados números com até dois dígitos.
§ 14.1 - Os números deverão ser reservados no ato da inscrição.
§ 14.2 O piloto ou equipe, só poderá mudar de número, mediante requerimento e se isto não causar transtorno a outras equipes ou a organização.
§ 14.3 - Os números "0", "00", "1" e "01" são reservados para utilização a critério da organização.
Art. 15 - Caso no transcorrer de qualquer atividade de pista venha a cair uma das placas de identificação, ficará a cargo do piloto a sua reposição. Todavia, ficará a cronometragem e a organização isenta da qualquer responsabilidade da anotação da passagem do kart.
§ 15.1 - No caso de perda das 2 (duas) identificações obrigatórias, o piloto será sinalizado pela
Direção de Prova, para se dirigir ao box imediatamente, para a colocação de nova(s) placa(s);
Art. 16 - Adesivos: É obrigatória a colocação de pelo menos 3 adesivos, sendo 1 (um) da CBA, 1 (um) da FAERJ e 1 do KARTÓDROMO INTERNACIONAL DE VOLTA REDONDA, em local visível do kart. Os adesivos serão fornecidos pela organização da prova.
Art. 17 - Espaço: Fica obrigatoriamente reservado para uso do organizador o espaço de 20 x 4 cm nas placas de identificação dos concorrentes.
DA INDUMENTÁRIA
Art. 18 - Equipamentos dos Pilotos: É obrigatório nos treinos e prova o uso de capacete de proteção com viseira, homologado pelo INMETRO ou qualquer órgão internacional competente e/ou homologado FIA, de macacão homologado pela CIK ou CIK/CBA, além de luvas e sapatilhas de competição.
§ 18.1 - O tipo de sangue e fator RH do piloto deverá constar no capacete e no macacão.
§ 18.2 - O piloto com barba e/ou cabelo comprido deverá obrigatoriamente usar balaclava.
§ 18.3 - É facultativa a utilização de protetor de costelas e de protetor de pescoço.
DO TREINO DE CLASSIFICAÇÃO
Art. 19 - Treino de Classificação: Será realizado um treino classificatório de 15 (quinze) minutos de duração com a participação simultânea dos inscritos, em horário previsto no Programa Horário.
§ 19.1 - Somente um piloto por equipe poderá fazer parte do Treino de Classificação.
§ 19.2 - Durante o treino de Classificação os pilotos não terão acesso aos boxes e deverão executar os reparos mecânicos durante o treino no parque de manutenção determinado pela
Direção da Prova.
§ 19.3 - Ao final do Treino de classificação, é obrigatória a pesagem do piloto junto com o kart.
§ 19.4 - O descumprimento das regras acima implicará na desclassificação da equipe do Treino de Classificação.
DO TEMPO DE PILOTAGEM
Art. 20 - Tempo de Pilotagem: 6 (seis) horas será o tempo máximo da prova com cinco paradas obrigatórias. Com intuito de igualarmos à competição, todas as equipes terão direito a qualquer momento da prova (após a 1ª volta e antes de 5 horas e 45 min. de prova) a uma volta de 10 min. registrada pela cronometragem oficial (tal controle de tempo deverá ser de responsabilidade de cada equipe), lembrando que esses 10 min. compreendem o momento da passagem do kart pela linha de largada, o tempo gasto da entrada dos boxes até a balança, o tempo gasto na passagem/abastecimento e tempo parado no Box para uso da equipe para o que achar conveniente e nova passagem em frente à linha de largada.
O não cumprimento dessa volta de 10 min. terá como punição um Time Penalty com o dobro do tempo total ou fração do tempo não parado.
Ex.: Volta registrada pela cronometragem de 09 min. e 20 seg., diferença de 40 seg. penalização de 1 min. e 20 seg..
Em caso de paralisação por bandeira vermelha, o tempo em que a prova tiver sido parada não será reposto.
Art. 21 - Troca de Piloto: A cada substituição de piloto, o substituído deverá, imediatamente, assinar a
"Súmula de Alteração de Piloto" na Secretaria de Prova, ou em local determinado pelos comissários.
§ 21.1 - A substituição de pilotos deverá ser efetuada na área dos boxes, sendo vedada em outros locais, inclusive na área da balança e na área de reabastecimento.
Art. 22 – Total de paradas: Cada equipe terá como obrigatoriedade a cumprir um total de (5) cinco paradas..podendo cumprir o 10 minutos (art:20) dentre uma delas...
DA ENTRADA NOS BOXES DURANTE A PROVA
Art. 23 - Motor Desligado: Durante a prova, todo kart que entrar na área de boxe deverá ter seu motor desligado a partir da linha de demarcação da entrada de boxe até a linha de demarcação de saída dos boxes.
§ 23.1 - O descumprimento da regra acima ensejará ao kart do piloto infrator a penalização com "Time Penalty" de 3 (três) minutos.
DO BRIEFING
Art. 24 - Participação: É obrigatória a participação de todos os pilotos inscritos no "Briefing", com o
Diretor de Prova e Comissários Desportivos em local a ser definido em adendo.
§ 24.1 - Também será realizado um "Briefing" com participação obrigatória dos Chefes de
Equipe com o Diretor de Prova e Comissários Desportivos.
Art. 25 - Ausência: O não comparecimento ao "Briefing" causará ao infrator a penalização com a perda da posição de largada e o reposicionamento na última posição do "grid" de largada.
DA LARGADA
Art. 26 - Grid: O grid de largada será montado ao estilo "Le Mans" com os karts alinhados lado a lado, em 45º (quarenta e cinco graus), na reta de largada na margem direita da pista com os pilotos na margem oposta.
Art. 27 - Largada: Os karts poderão estar ligados e seguros pelo pára-choque traseiro por um único auxiliar da equipe.
§ 27.1 - Na posição 45º, apenas um pneu traseiro deverá permanecer sobre a linha de demarcação da pista e só poderá deixar a linha de demarcação após o piloto estar sentado no banco do kart.
§ 27.2 - O kart que ultrapassar a linha de demarcação antes do piloto alcançá-lo no momento da largada, será punido com Time Penaulty de 1 (um) minuto.
Art. 28 - Cancelamento: A largada "Le Mans" poderá ser cancelada em caso de acidente que prejudique o bom andamento da prova ou desobediências aos procedimentos, a critério dos
Comissários Desportivos e/ou Diretor de Prova.
§ 28.1 - Caso, após 3 (três) tentativas não houver a obediência das posições de largada ou a continuidade dos acidentes, os Comissários Desportivos poderão determinar a largada parada.
§ 28.2 - O piloto reincidente em infrações na largada ao estilo "Le Mans" (desrespeito ao alinhamento / posicionamento) será penalizado com a perda da posição de largada, passando a ocupar o último lugar no "grid".
Art. 29 - Atraso: O piloto que não deixar o Parque Fechado dentro do tempo definido pelo Programa
Horário para se posicionar no grid de largada, deverá largar do Parque Fechado.
§ 29.1 - A saída do kart desta área dar-se-á apenas com autorização do Comissário de Box, após a passagem do último kart pela primeira curva, junto à saída de Box..
Art. 30 - Manutenção: É proibida qualquer manutenção no "grid" de largada.

DOS REPAROS MECÂNICOS
Art. 34 - Reparos Mecânicos: Todo e qualquer reparo mecânico no kart durante a prova, deverá ser feito na área dos boxes, em hipótese alguma poderá ser feito na pista sob pena de desclassificação ou punição da Equipe.
Art. 35 - Quebra na Pista: Em caso de quebra, acidente, pane seca de combustível ou qualquer outro motivo que impeça ao piloto trazer por recursos próprios o kart para o Box, o Chefe de Equipe deverá comunicar o fato ao Diretor de Prova que, a seu critério, poderá adotar as medidas necessárias para a remoção do kart avariado da pista.
Art. 36 - Manutenção do Kart: Apenas nos boxes poderão ser realizados todos os tipos de reparos mecânicos e substituição de peças / partes, exceto o chassi e motor.
§ 36.1 - Não será permitido nenhum tipo de manutenção na área da balança e na área de reabastecimento.
§ 36.2 - Na pista será permitida a manutenção apenas pelo próprio piloto e sem ajuda externa.
DAS PENALIDADES
Art. 37 - Penalidades: Além das penalidades previstas neste Regulamento, no RNK e no CDA, serão aplicadas as seguintes:
a. Bandeira Amarela: Ultrapassagem sob Bandeira Amarela: Time Penalty de 1 (um) minuto;
b. Corte de Pista: Time Penalty de 2 (dois) minutos;
c. Bandeira de Advertência: O piloto que receber esta bandeira (preta com branca + o nº do kart), deverá no prazo de 3 voltas ser substituído por outro piloto da equipe (troca de piloto no box) ou será penalizado: Time Penalty de 2 (dois) minutos;
d. Balança: Proibido o auxílio junto a plataforma de pesagem e em toda a área da balança.
Penalidade: Time Penalty de 2 (dois) minutos;
e. Motor Desligado: Durante a prova, todo kart que entrar no box deverá ter seu motor desligado, na entrada do box até a linha limite (saída do box). O piloto que desacatar esta ordem será penalizado: Time Penalty de 3 (três) minutos.
f. Bandeira de Box: Desrespeito à sinalização de box (bandeira preta c/ bola laranja): Time Penalty de 2 (dois) minutos;
g. Falta de Peso: Falta de peso até 5.000 (cinco mil) gramas: Time Penalty de 2 (dois) minutos, sendo que a 3ª (terceira) penalização por falta de peso, a equipe será desclassificada da prova. Falta de peso acima de 5.000 gramas: exclusão da prova;
h. Invasão / Pista: Pessoas ligadas às equipes que estiverem sem jalecos na pista: Time Penalty de 2 (dois) minutos para a equipe.
i. Sentido dos Boxes: Andar em sentido contrário na área de Box: Time Penalty de 2 (dois) minutos;
j. Resgate de Kart na Pista: Será permitida a entrada da equipe para resgate com carrinho, somente com autorização da Direção de Prova, a critério do Diretor de Prova. O descumprimento acarretará à equipe infratora: Time Penalty de 3 (três) minutos.
k. Kart na Área dos Boxes: Somente será permitido que uma pessoa empurre o kart na área dos boxes, o não cumprimento acarretará em Time Penalty de 2 (dois) minutos.
l. Ultrapassagem sob Bandeira Amarela durante a Neutralização: Time Penalty de 5 (cinco) minutos a ser cumprido após a relargada.
DO PARQUE FECHADO E VISTORIA
Art. 38 - Parque Fechado: Fica instituído o regime de "Parque Fechado" que vigorará por tempo a ser determinado pelos Comissários Desportivos, antes do início do Treino de Classificação até o início da Prova e do término da Prova até liberação pelos Comissários Desportivos.
Art. 39 - Vistoria: O esquema de vistoria técnica da prova será da seguinte forma:
a. antes do Treino de Classificação será realizada vistoria técnica para o abastecimento do combustível e óleo, lacração dos motores e pneus;
b. após a realização do Treino de Classificação será realizada vistoria técnica para controle de peso e lacres;
c. a última vistoria técnica será realizada no término da prova, sendo obrigatório que todos os karts se dirijam para o parque fechado da balança logo após a bandeirada final;
d. independentemente das situações acima, a critério dos Comissários, outras vistorias técnicas poderão ser realizadas durante o evento, em quaisquer circunstâncias.
Art. 40 - Manutenção: Caso o kart necessite de manutenção após o Treino de Classificação, o responsável pela equipe deverá solicitar ao Comissário Técnico autorização para execução dos serviços sob supervisão de um comissário designado pelo Comissário Técnico.

DO ABASTECIMENTO E REABASTECIMENTO
Art. 41 - Combustível: Para o Treino de classificação e Prova, o combustível será fornecido pela organização.
§ 41.1 - A utilização de outro combustível ou da adulteração do mesmo implica na desclassificação da Equipe.
Art. 42 - Abastecimento: O abastecimento e o reabastecimento dos karts durante o Treino de classificação, e a Prova deverão ser feito obrigatoriamente na área de abastecimento determinado pela organização e apenas pelo pessoal designado para a função.
§ 42.1 - Quantidade: Para a largada e para cada reabastecimento será disponibilizada a quantidade de 05 (cinco) litros de combustível por kart.
§ 42.2 - Procedimentos: Quando do abastecimento ou reabastecimento, o motor do kart deverá estar desligado e o piloto fora do kart. O tanque deverá estar vazio, livre de qualquer resíduo sólido, liquido ou gel.
Art. 43 - Óleo: O abastecimento de óleo será efetuado pela RBC quando da entrega dos motores e sua entrada lacrada.
§ 43.1 - Reposição: Em caso de vazamento, a reposição será efetuada com a orientação da Comissão Técnica, sendo novamente lacrada a sua entrada.
DA PESAGEM
Art. 44 - Peso: O peso mínimo obrigatório será 183 Kg (cento e oitenta e três quilogramas) para o conjunto kart / piloto em ordem de marcha.
§ 44.1 - O peso do kart poderá ser verificado a qualquer momento pelo Comissário Técnico.
§ 44.1 - Pesagem: O kart será pesado ao término do Treino de Classificação, durante a prova e no final da prova. Toda vez que o kart adentrar ao box, durante a prova, por qualquer motivo, deverá primeiro passar pela balança para ser verificado seu peso.
Art. 45 - Lastro: Caso haja necessidade de lastro, o mesmo deverá ser fixado por meio de parafuso e porca (inclusive tipo borboleta).
§ 45.1 - Opcionalmente poderá ser utilizada a fixação do lastro nos pinos que estiverem fixados no chassi, vedada a sua utilização em pesos ficados ao banco.
§ 45.2 - A constatação de lastro não fixado acarretará na imediata exclusão da equipe do Treino de Classificação ou da Prova.
Art. 46 - Penalização: O conjunto kart/piloto que não alcançar o peso mínimo, sofrerá as seguintes penalidades:
a. no final do Treino de Classificação, a equipe será excluída do mesmo;
b. durante a prova, a falta de peso de até 5.000 (oito mil) gramas será penalizada com "Time Penalty" de 2 (dois) minutos;
c. durante a prova, na 3ª (terceira) penalização por falta de peso, a equipe será excluída da prova;
d. durante a prova, a falta de peso acima de 5.000 (oito mil) gramas será penalizada com a exclusão da prova.

DOS PNEUS
Art. 47 - Pneus – Kit incluso na inscrição: 02 jogos completos de pneus MG TARJA VERMELHA, por equipe (lacrados pela organização), sendo que um jogo será utilizado para a Tomada de Tempo e início da prova.
Os pneus de chuva (serão adquiridos pela organização da prova) da marca MG SELO BRANCO. A não utilização dos pneus conforme este ARTIGO resultará na DESCLASSIFICAÇÃO DA EQUIPE DA PROVA.
OBS.: NÃO SERÁ PERMITIDA A TROCA DE PNEUS ENTRE AS EQUIPES, INDEPENDENTE QUE SEJAM KARTS DA MESMA EQUIPE.
Art 48. - A utilização de pneu não lacrado, implicará na desclassificação da equipe.
(obs) não será permitida a ultilização de máquinas pneumaticas.ou a bateria..para troca do conjunto roda pneu
DO CHASSI
Art. 49 - Tipo: Poderá ser utilizado, independentemente do ano de fabricação, chassi de qualquer marca, desde que tenha homologação da CBA e atenda os requisitos de segurança exigidos para participação na prova, a critérios dos Comissários Técnicos.
Art. 50 - Alteração: Não poderá sofrer qualquer tipo de alteração em sua estrutura, salvo as necessárias para fixação do motor, suporte de peso, tanque de combustível e pára-choque de proteção das rodas traseiras
Art. 51 - Substituição: O chassi que participar dos Treinos Oficiais não poderá ser substituído e deverá ser lacrado pela organização da prova exceto a situação prevista para deficiente físico descrita neste regulamento.
DO KART
Art. 52 - Modificação: É proibida qualquer alteração no kart, exceto as previstas neste regulamento.
§ 52.1 - É permitido ajustar a posição do banco, pedaleiras e coluna de direção.
§ 52.2 - É permitida a regulagem de bitola dos eixos traseiro e dianteiro.
§ 52.3 - É permitida a regulagem de cáster, camber, divergência e convergência das rodas.
§ 52.4 - É permitida a instalação de sobre-banco ou capas adicionais, para ajuste da posição de pilotagem, devendo ser fixado através de parafuso e porca ou de "engate rápido" e aprovados durante a vistoria técnica.
Art. 53 - Carenagem:
a. furação do tanque de combustível;
b. corte para colocação do motor;
c. furação para mangueira do filtro de ar;
d. instalação de chapa lateral (alumínio) na parte lateral, com altura máxima de 10 cm partindo do limite inferior, que poderá ser fixada com arrebites;
e. instalação de chapa frontal (alumínio) na parte dianteira, com altura máxima de 10 cm partindo do limite inferior, que poderá ser fixada com arrebites;
f. instalação de faixa de borracha com altura máxima de 8 cm na parte dianteira, partindo do limite inferior.
g. preenchimento com poliuretano na parte interna frontal até o limite do seu término, próximo aos pedais;
h. reforço do ponto de fixação do encaixe da barra vertical traseira, com chapa de alumínio.
Art. 54 - Pára-choque: pára-choque plástico tipo endurance.
Art. 55 - Suporte de Sensor: É obrigatória a utilização de um suporte para fixação do sensor de cronometragem que deverá ser instalado no encosto do banco.
DOS MOTORES / TRANSMISSÃO
Art. 57 - Motor: O motor utilizado nos treinos oficiais, treino de classificação e prova será da marca Honda, modelo GX-390, a gasolina, fornecido juntamente com escapamento e pinhão / embreagem de 13 (treze) dentes, pela RBC.
§ 57.1 - Sorteio: A distribuição do conjunto acima será efetuada pela RBC, na presença dos concorrentes, por meio de sorteio, utilizando-se o sistema de globo giratório.
§ 57.2 - Modificação: A equipe não poderá efetuar qualquer modificação no motor.
Art. 58 - Responsabilidade: O piloto é responsável pelo motor e pelo escapamento, desde o sorteio até sua entrega ao final da prova no Parque Fechado.
§ 58.1 - Danos externos: São de responsabilidade do piloto danos externos causados no motor.
§ 58.2 - Pagamento: O piloto deverá pagar as peças danificadas no ato da devolução ou troca do motor, ou do escapamento, pelo preço da tabela em vigor do fabricante
Art. 59 - Troca de Motor ou Escapamento: O motor ou escapamento, somente será trocado com a permissão do Comissário Técnico, em casos de quebra ou por algum defeito que não possa ser reparado no local.
Art. 60 - Coroa: É obrigatória a utilização de coroa de 42 (quarenta e dois) dentes e corrente utilizada em motocicletas.
DAS RECLAMAÇÕES
Art. 61 - Procedimento: As reclamações serão dirigidas ao Diretor de Prova que as encaminhará aos Comissários Desportivos, acompanhadas das informações que forem julgadas necessárias.
§ 61.1 - Na ausência do Diretor de Prova, a reclamação poderá ser entregue diretamente aos Comissários Desportivos.
§ 61.2 - As reclamações contra a inscrição de concorrente ou de piloto deverá ser apresentada até 30 (trinta) minutos antes do início da prova.
§ 61.3 - A reclamação contra um erro cometido durante a competição, concernente a possível desacordo com o regulamento desportivo ou técnico, ou ainda contra a classificação no final da prova, deverá ser apresentada, sob pena de perda do direito, em não mais que 30 (trinta) minutos após a publicação do resultado.
Art 62 - Urgência: Toda reclamação será obrigatoriamente recepcionada pelos Comissários Desportivos como sendo urgente, de maneira que o reclamante obtenha a decisão no menor tempo possível.
§ 62.1 - Não é admitida qualquer espécie de reclamação contra informes dos juízes de largada e chegada.
Art. 63 - Decisão: Todos os interessados terão obrigatoriamente que se submeter às decisões dos Comissários Desportivos salvo no caso de algum recurso previsto no CDA.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
Art. 64 - Rádio Comunicador: Fica proibida a utilização de radio comunicador, entre piloto e Box.
Art. 65 - Extintor de Incêndio: é obrigatório um extintor de incêndio, pó químico de 4 Kg (quatro quilogramas) no Box da equipe, caso contrário esta equipe não poderá participar do evento por medidas de segurança.
Art. 66 - Sensores: Os sensores são de propriedade da Organização da Prova, sendo obrigatória sua devolução, em qualquer situação.
§ 66.1 - Ressarcimento: O piloto que não proceder a devolução do sensor ao término dos Treinos Oficiais, do Treino de Classificação ou da Prova terá que ressarcir o valor de R$ 650,00 (seiscentos e cinqüenta reais) ao Kartódromo Internacional de Volta Redonda.
Art. 67 - Merchandising: É expressamente proibida a distribuição e venda de material promocional ou de merchandising nas dependências do Kartódromo, salvo autorização da organização.
Art. 68 - Tudo aquilo que não é especificamente permitido neste regulamento, é expressamente proibido, sendo que todos os itens omissos neste regulamento, deverão encontrar-se nas suas características originais.
Art. 69 - Os casos omissos ou não previstos neste Regulamento serão decididos pelos Comissários Desportivos, quando apresentados durante a competição, e pela FAERJ, quando apresentados antes ou após o término do evento.
Art. 70 - O concorrente no ato da inscrição autoriza a FAERJ, o Kartódromo Internacional de Volta Redonda e a RBC a explorar de forma que bem vier, toda e qualquer imagem em relação ao piloto, equipe e veículo, sem qualquer ônus, por tempo indeterminado.
Art. 71 - No ato de assinatura da inscrição, o concorrente declara estar ciente do regulamento particular da prova, e que tem pleno conhecimento que as atividades que desempenhará nas dependências do Kartódromo Internacional de Volta Redonda constituem esporte de risco, obrigando-se, desta forma, a obedecer todas as normas de segurança exigidas pela CBA e FAERJ responsabilizando-se pelo seu integral cumprimento. Declara, ainda que sua participação e de seu kart enquadram-se no Regulamento Nacional de Kart - RNK/CBA, no Código Desportivo do Automobilismo - CDA/CBA e no Código Desportivo Internacional - CDI/FIA, de cujo teor tem total ciência, se comprometendo a não recorrer, aos Poderes Públicos, de qualquer decisão tomada, mas unicamente aos Poderes Desportivos, em qualquer hipótese que ocorrer.
Art. 72 - O piloto e solidariamente a equipe, respondem integralmente por todas as ocorrências ou eventuais acidentes a que derem causa, obrigando-se ao ressarcimento por danos às dependências do Kartódromo Internacional de Volta Redonda e a terceiros, isentando moral, civil e criminalmente a Confederação Brasileira de Automobilismo - CBA, a Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro - FAERJ, o Kartódromo Internacional de Volta Redonda e os promotores e patrocinadores do evento por indenizações de qualquer espécie em que se envolvam, direta ou indiretamente, inclusive em atropelamentos nas áreas internas do Kartódromo (acessos, estacionamentos, boxes, padock e pista).

Luiz Pinheiro
Velocidade Total




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24º BRASILEIRO DE JET SKI: NESTE SÁBADO COMEÇA A SEGUNDA ETAPA


legendas: Começa neste sábado, na Represa do Guarapiranga, a segunda etapa do 24º Campeonato Brasileiro de Jet Ski

foto: João Neto

ROF

 

PARA EDITORIA DE ESPORTES

 

ATENÇÃO: SEGUE FOTO POR E-MAIL

 

27/5/2011

 

JET SKI

 

2ª ETAPA DO BRASILEIRO DE JET SKI COMEÇA
NESTE SÁBADO, NA REPRESA DO GUARAPIRANGA

As disputas prosseguirão neste domingo, a partir das 10 horas. A competição, após as quatro etapas previstas, definirá o brasileiros que irão ao Mundial, em outubro, nos Estados Unidos.

 
Os melhores pilotos do país e convidados internacionais disputam a partir deste sábado, da segunda etapa do 24º Campeonato Brasileiro de Jet Ski. A competição prossegue no domingo, na Represa do Guarapiranga (Av. Atlântica, 4.000, antiga Robert Kennedy), junto ao Prainha Choperia e Restaurante, na Zona Sul, de São Paulo. O campeonato após a realização das quatro etapas previstas, também definirá os brasileiros que disputarão o Mundial, de 1º a 9 de outubro, em Lake Havasu, no Arizona (EUA).


A programação da segunda etapa do 24º Campeonato Brasileiro de Jet Ski  neste sábado, tem início às 9 horas com  as inscrições dos pilotos e vistoria. Das 12 às 13h30 estão marcados os treinos oficiais e às 14 horas será realizada a primeira série de bateria do circuito fechado. Às 16 horas está programada a primeira série do Freestyle e às 17 horas a tomada de tempo da Super Course.


No domingo, a movimentação tem início às 10 horas com a disputa da categoria Super Course, às 13 horas, acontece a disputa da segunda série de baterias do circuito fechado. A partir das 15 horas, os pilotos inscritos no Freestyle fazem a segunda série de apresentações. Na seqüência haverá a entrega de prêmios.

 

A categoria Runabout Turbo GP é considerada a Fórmula 1 da modalidade. A expectativa para essa segunda etapa é de disputa acirrada nas duas baterias programadas. O paulistano Henrique Serra é o líder, depois de garantir dois segundos lugares na etapa de abertura em Barra Bonita (SP). Seu objetivo é vencer a etapa e ir para a decisão, em Boa Esperança (MG), com vantagem sobre os adversários e tentar garantir seu primeiro título nacional.

 

Outro que figura entre os favoritos é Danilo Andric, de São Paulo, que ocupa a vice liderança, mas com o mesmo número de pontos de Serra. Vencedor da primeira bateria em Barra Bonita, espera uma performance ainda melhor para tentar ganhar a etapa e assumir a ponta.

 

Denísio Casarini Filho, de São Paulo, considerado um dos principais nomes do jet ski nacional é outro destaque do 24º Campeonato Brasileiro que irá correr na Runabout Turbo GP. Na etapa de abertura teve problemas na primeira bateria, mas venceu a segunda, com um ritmo forte. A expectativa é de vencer esta etapa para assumir a liderança. Ele tem no currículo três títulos mundiais e vários brasileiros, sendo quatro conquistados apenas na temporada 2009.

 

O boliviano Antônio Claros deve disputar a categoria Runabout Turbo GP. Não competiu na etapa de abertura, porque estava no Peru, em outra competição na mesma data. Ele treinou intensivamente para essa estreia e promete brigar pela vitória. Claros compete há vários anos no Brasil e neste período já garantiu quatro títulos.

 

No Freestyle Profissional, o catarinense Alessander Lenzi, de Jaraguá do Sul, é outra atração do 24º Campeonato Brasileiro de Jet Ski. Bicampeão mundial (2001 e 2009), tenta garantir o 14º título nacional consecutivo. Pelo que mostrou na etapa de Barra Bonita tem grande chance de conseguir esse objetivo. Explicou que não teve muito tempo para treinar, pois fez várias viagens pelo Brasil e exterior nesse período.

 

Seu principal adversário é o goiano radicado em Uberlândia (MG), Douglas Carvalho, que está em segundo lugar. Carvalho foi pentacampeão brasileiro, ficou um tempo parado e retornou com muita vontade para as competições e espera fazer boas exibições no final de semana.


A segunda etapa do 24º Campeonato Brasileiro de Jet Ski é uma realização BJSA - Associação Brasileira de Jet Ski, com homologação da International Jets Sports Boating Association – IJSBA. A organização e montagem é da CPM7 Full Promotion. O apoio é da Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer/Coordenadoria de Esportes Radicais e da Sub-Prefeitura da Capela do Socorro e do portal do Jet Ski site www.jetski.com.br ..

Maiores informações no site www.bjsa.com.brwww.jetski.com.br

 

ROF – Renato Fabretti – Mtb 16051

Fone (35) 3534-2003

e-mail: rfabreti@terra.com.br



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Após apoio de empresários brasileiros, Eric Granado terá melhorias na estrutura para treinos no Brasil



 

Quinto colocado na categoria 125cc do Campeonato Espanhol de Motovelocidade – um dos mais disputados e importante do mundo  – o jovem piloto brasileiro Eric Granado, 14 anos, enfrenta inúmeras dificuldades para realizar o sonho de correr na principal categoria sobre duas rodas do planeta, o Campeonato Mundial de  Motovelocidade.

Dividido entre os compromissos escolares no Brasil,  a rotina de treinos pré programados e  as corridas na Europa, o piloto Eric Granado tem que superar  mais de 30 pilotos  de diversos países exclusivamente europeus. Adversários que correm com ele na Espanha e treinam desde pequenos nos mesmos circuitos onde são realizadas as corridas da temporada.

"Quando estou na Espanha  trabalho muito. Tenho treinos de motovelocidade em diversos circuitos. Ainda treino motocross, supermoto e slalom. Faço academia dentro do Circuito de Valencia, sede da equipe,  para  manter o condicionamento físico. Lá, eu respiro moto 24 horas por dia", revela o garoto.

Para minimizar a falta da  infraestrutura do jovem quando está no país, empresários brasileiros, confiantes no talento do piloto, estão se unindo para ajudá-lo a chegar  ao Campeonato Mundial de Motovelocidade.
 
Na próxima quinta-feira,  02 de junho, a TrendsMotos  e a SoulMotos, concessionária   Honda e loja especializada em acessórios multimarcas, realizam  um café da manhã em São Paulo, às 9h, para entregar duas motos a Eric Granado. Uma CRF 250 para os treinos de motocross e supermoto e uma CBR 600RR para treinos de motovelocidade. 

Os executivos das empresas, juntamente com o piloto, passarão detalhes desta parceira que visa ajudar o piloto a chegar ao Mundial de Motovelocidade ainda em 2012. Se conseguir o Brasil terá novamente um representante brasileiro no campeonato.

"Estou muito feliz com essa notícia. Agora, além de cuidar da escola e da minha preparação física , aqui no Brasil ,  terei motos  para treinos,  iguais a que tenho na  Espanha .   Só vai ficar faltando as pistas" brinca o piloto.

Diferentemente do dia a dia na  Espanha , no Brasil, Granado sofre com a falta de pistas adequadas  para colocar em prática suas habilidades , mas tem certeza  de  que as novas  "máquinas"  o ajudarão muito. "Em se tratando de competição de moto, lá  na  Espanha é tudo mais difícil para os brasileiros e ações como estas  encurtam a  nossa distância para os pilotos europeus."  completa Eric.
 
Outra empresa que recentemente aderiu ao movimento, em prol do desenvolvimento da carreira do piloto brasileiro,  é a Alpinestars. Quando Granado for treinar motocross ou supermoto, a empresa  fornecerá todos  os equipamentos e acessórios,  necessários, para prática adequada destas modalidades, assim como as botas que o piloto utilizará para correr na motovelocidade.

Agora, com  mais estes grandes parceiros, Eric poderá  fortalecer os treinos de motocross e supermoto em pistas e kartódromos do Brasil, semelhante como faz na  Espanha .

Nas pistas desde os 7 anos, Granado conquistou campeonatos e torneios no Brasil e na Espanha. Ainda com 8 anos, disputou sua primeira corrida internacional, o II Mini GP World Festival (GP B),  em Valencia(ES) . Apesar dos resultados surpreendentes lá fora, aqui no Brasil somente os empresários sabem da importância dos resultados que o piloto vem alcançando.

Além da Trends Motos e da Alpinestars, Eric Granado conta com patrocínios importantes como o Banco Rural, Grupo Mammoet Irga, Mobil Lubrificantes, Alliance Investimentos, Capacetes Shark, Óculos Oakley, Macacões Arlen Ness, Rush Motorcycles, CPN-Natação e Luna Aerografia.
 
Campeões nacionais aprovam iniciativa

Pilotos com experiência internacional e nomes de destaque no cenário nacional aprovam a rotina de treinos do Piloto. Para Bruno Corano, campeão brasileiro e instrutor de motovelocidade, ter contato com a moto diariamente é fundamental para o desenvolvimento do piloto. "Quanto mais treino e contato com moto, mais perto se chega da excelência. Em se tratando de competição qualquer detalhe faz a diferença"

Em relação aos treinos de motocross e supercross, Jorge Balbi Jr., piloto reconhecido internacionalmente, afirma que são extremamente importantes para que Granado adquira resistência física. "Isso é muito comum na Europa. Pilotos treinam outras modalidades e até ciclismo faz parte da rotina de treinamentos. Motocross vai dar a ele força nos braços e resistência"

Nesta sexta e sábado, 3 e 4, Eric Granado treina no SuperBike Series. No domingo, 5, o piloto brasileiro viaja para Espanha, onde treina visando a terceira etapa do Campeonato Espanhol de Motovelocidade no 19 de junho, no Circuito da Catalunya, em Montmeló.
 

Racing Press 

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